InícioEconomiaItamarandiba implanta distrito industrial

Itamarandiba implanta distrito industrial

Empreendimento receberá investimentos da ordem de R$ 22 milhões em infraestrutura e já conta com empresas interessadas

img

Empresas que se instalarem no distrito industrial de Itamarandiba terão isenção de IPTU pelo prazo de 10 anos, informa a Prefeitura | Crédito: Divulgação/Ascom PMI

Com investimentos da ordem de R$ 22 milhões, Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, está viabilizando um distrito industrial no município, numa área de cerca de 76 hectares. A previsão é que as obras de infraestrutura sejam finalizadas em 24 meses.

“Temos em torno de 80 empresas que já têm interesse em se instalar no local”, diz o prefeito da cidade, Luiz Fernando Alves (Avante). Ele explica que o objetivo do espaço é realocar o setor produtivo local, além de atrair novos investimentos para a cidade.

Ele conta que foi concluída a obra de terraplanagem e que está em execução as obras da rede de eletrificação e da drenagem pluvial, além da construção da Barragem dos Martins, com extensão de 40 mil metros quadrados de lâmina de água, devidamente licenciada pelos órgãos ambientais competentes e que pode fornecer outorgados até 20 litros de água por segundo aos empreendimentos que precisem de água bruta como matéria-prima.

O chefe do Executivo municipal ressaltou que os projetos de abastecimento de água e coleta de esgoto já foram aprovados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), com previsão de início em janeiro do próximo ano. “Uma parte do distrito que é de frente para o anel rodoviário já conta com a infraestrutura completa”, frisa.

A Prefeitura de Itamarandiba vai comercializar, via leilão on-line, 29 lotes pertencentes ao município no distrito industrial, às margens do anel rodoviário. São as áreas que variam de 1 mil a 2 mil metros quadrados. O leilão vai acontecer na próxima terça-feira (21) e os interessados devem acessar o site www.licitardigital.com.br para fazer o cadastro.

“Acredito que, nos próximos dois anos, vamos conseguir uma ocupação de 60% do distrito industrial, o que gira em torno de 120 empresas”, diz o prefeito.

Vantagens

Alves destaca que, além da infraestrutura adequada, o Distrito Industrial Márcio Antônio Nunes Garcia tem como vantagem estar localizado na área mineira da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Além disso, o município já aprovou, mediante lei, a isenção, por dez anos de impostos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além de taxas de alvarás de construção, regularização de obra, certidões, coleta de resíduos sólidos, dentre outras.

A Prefeitura de Itamarandiba também vai disponibilizar, a valores competitivos, conforme Alves, mais de 200 lotes que serão objeto de alienação e que terão subsídios de até 60% para empreendedores que apresentarem plano de negócios para instalação de empreendimentos no município, com a observância de encargos que englobam a aplicação de valores previstos em investimentos e na geração de postos de trabalho.

Outra vantagem para as empresas que desejam se instalar na cidade, segundo o prefeito, é a disponibilidade de mão de obra.

Itamarandiba está entre dez municípios brasileiros com maior Valor Bruto da Produção florestal (VBP) da extração vegetal e silvicultura no ano passado, segundo Pesquisa da Produção da Extração Vegetal e Silvicultura (PEVS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade ocupou o oitavo lugar no País.   

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias