Belo Horizonte
Cemitério do Bonfim é guardião das lendas e histórias de BH
publicado
1 ano agoem
Por
Portal de MinasPode parecer loucura tirar um domingo, dia que até mesmo Deus escolheu descansar, segundo a Bíblia, para ir visitar um cemitério – lugar do qual a maioria das pessoas espera passar longe. Às vésperas do Halloween, a repórter que vos fala encarou o medo de assombração e visitou o verdadeiro museu a céu aberto que é o Cemitério do Bonfim, local que foi inaugurado antes mesmo de Belo Horizonte e que guarda grande parte das histórias que narram o começo de tudo o que conhecemos hoje sobre a cidade.
Localizado no bairro do Bonfim, a poucos quilômetros do Centro da capital mineira, um império de mausoléus espalhados por 160 mil metros quadrados chama a atenção até mesmo dos olhares mais desatentos. Por lá, estão enterrados desde os sobrenomes mais poderosos que já passaram por aqui, como os Giannetti, Savassi e Soares, até aqueles que, literalmente, colocaram a mão na massa e fizeram Belo Horizonte se erguer.
Para contar a história desse importante personagem belo-horizontino, o BHAZ convida os leitores a mergulharem no olhar de pessoas que são apaixonadas por ele. Uma delas é a escritora mineira Paloma Bernardino Braga, que desde cedo aprendeu a ver o lugar com olhos de curiosidade ao em vez de medo.
O interesse de Paloma pelo lugar vem de berço e foi alimentado pelos inúmeros “causos” contados pela família dela, que possui uma relação bastante próxima com o Cemitério do Bonfim.
“Eu tenho uma relação afetiva com o Cemitério do Bonfim porque meu bisavô foi coveiro aqui. Minha avó, junto com seus irmãos, cresceram brincando entre as lápides do cemitério. Inclusive minha avó e meu bisavô estão enterrados aqui e desde sempre eu tive essa conexão”, explica ela.
A Loira do Bonfim
É Paloma que nos conta uma das lendas mais populares de BH e que certamente vive no imaginário de boa parte da população da cidade: a Loira do Bonfim. Essa é a história de uma moça loira, magra e bonita que pedia carona a taxistas da capital para ir “para casa”.
Quando os motoristas chegavam ao destino final, contudo, percebiam que estavam na porta do Cemitério do Bonfim. Ao olharem para o banco de trás, viam que a mulher misteriosa havia “sumido no mapa”.
“Em 2017 mais ou menos, eu comecei a escrever um romance chamado ‘Noiva Entre Túmulos’, que é ambientado no Cemitério do Bonfim. Ele é inspirado na lenda da Loira do Bonfim, que é a minha lenda urbana preferida”, conta Paloma.
No livro, Paloma se dedica a contar menos sobre a morte e mais sobre a vida da Loira do Bonfim. Apesar de ser ambientado na Belo Horizonte de 1940, o romance retrata temáticas bastante atuais e importantes de serem debatidas.
“No meu livro, a loira se chama Amélia e ela sofre diversas violências impostas a mulher. Essa é uma forma da gente associar tudo isso: a questão do cemitério, da lenda urbana, da violência contra mulher, do próprio horror em relação ao feminino. Esses tipos de violência acontecem, não é uma história da ficção, não é uma lenda. É o que acontece hoje com tantas mulheres”, disse ela.
‘Belo Horizonte é uma cidade cheia de lendas’
A historiadora Marcelina Almeida é outra apaixonada pelo Cemitério do Bonfim. Ela trabalha no local como guia há 11 anos e pesquisa sobre o espaço há quase 30. A professora é uma verdadeira guardiã das lendas e simbologias que fazem parte daquele lugar.
“Belo Horizonte é uma cidade cheia de lendas, né? E, volta e meia, a gente consegue recuperar alguma. Existem muitas versões sobre essa essa figura [Loira do Bonfim] que habita imaginária que do cemitério, mas a gente também pode correlacionar outras lendas que são contadas na cidade com personalidades que moram aqui [no cemitério]”, diz a professora.
A quadra 18 do cemitério, segundo Marcelina, é especialmente associada a outra figura mística de Belo Horizonte: a Maria Papuda. Por lá, estão enterrados políticos importantes que atuaram na cidade, como o ex-governador de Minas Gerais, Raul Soares, e o seu vice-governador, Olegário Maciel.
“As pessoas conhecem como Dona Maria Papuda uma mulher que habitava ali a região onde hoje é Praça da Liberdade. Ali se chamava Alto da Boa Vista e ela tinha uma casinha muito modesta nas imediações de onde foi construído o palácio [da liberdade]. Ela resistiu muito, porque não queria sair da casa dela. A lenda diz que ela rogou uma praga dizendo que ninguém ia ser feliz ali. Que as pessoas que morassem ali, morreriam”, explica a historiadora.
Coincidência ou não, ao menos dois governadores de Minas já morreram dentro do palácio. Um deles foi o próprio Raul Soares, governador entre 1922 e 1924, que sofreu um ataque cardíaco enquanto tomava banho.
“A gente vem hoje até trabalhando com essa ideia de trazer a Dona Maria de volta. Porque ela é uma mulher preta pobre que resiste. Para além do bócio, a gente quer resgatar a Dona Maria resistência”, analisou a historiadora.
Para além das lendas, Bonfim é o berço do metal brasileiro
É impossível caminhar pelas quadras do cemitério e não se imaginar em algum filme sombrio ou algum disco de metal. Foi pensando nisso que a banda mineira Sarcófago, em julho de 1987, lançou o álbum I.N.R.I. cuja capa mostra a banda reunida em frente a um dos mausoléus do Bonfim.
O lançamento do disco influenciou a cena do metal brasileiro e virou até inspiração para bandas europeias. Desde então, o local se tornou um verdadeiro ponto turístico para os metaleiros, como o mineiro Lucas Chaves, que agora é frequentador assíduo do Cemitério do Bonfim.
“Eu vim pela primeira vez por causa da Sarcófago e, desde então, me aprofundei na história do cemitério. Acabei descobrindo outras curiosidades sobre ele, sobre os artistas internacionais que fizeram várias esculturas aqui, políticos enterrados, pessoas famosas. O Bonfim é um museu aberto”, disse ele.
Se depois de conhecer todas essas histórias você também ficou curioso para conhecer esse verdadeiro ícone belo-horizontino, pegue a dica: O Cemitério do Bonfim é aberto para visitações públicas de segunda a segunda, das 7h às 17h. Nos vemos lá?
Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
Veja também
A Era das Contradições
Outono: previsão da estação que vai até 21 de junho é de diminuição das chuvas e da umidade do ar
Do cemitério ao lixão: cidade de MG apura denúncia de abandono de restos mortais
Mutirão das Famílias: Defensoria Pública realiza evento até a próxima sexta-feira
Salários aumentam participação no PIB, e lucro das empresas cai
Putin faz apelo na TV e pede que russos participem das eleições para demonstrar ‘patriotismo’
Belo Horizonte
Ex-padre é Preso em MG Sob Acusação de Estupro de Vulnerável
publicado
2 meses agoem
Outubro 27, 2024Por
Portal de MinasInvestigação e Pedido de Prisão
Histórico de Denúncias e Prescrição dos Crimes
Apoio a Outras Vítimas
Belo Horizonte
Mulher Resgatada Após 47 Anos de Escravidão
publicado
5 meses agoem
Julho 20, 2024Por
Portal de MinasResgate de Ângela Maria da Silva em Frutal
Em uma operação impactante realizada pelo Ministério do Trabalho, Ângela Maria da Silva, de 60 anos, foi resgatada após viver 47 anos em condições análogas à escravidão em uma fazenda em Frutal. Desde os 12 anos, ela foi submetida a trabalhos forçados e violência por duas gerações de uma mesma família.
Condições de Trabalho e Violência
Ao ser resgatada, Ângela apresentava marcas visíveis de violência. Paulo Gonçalves Velozo, procurador do Trabalho em Minas Gerais, destacou que a vítima estava com um olho roxo, resultado de agressões recentes de um dos membros da família. Ângela relatou que era frequentemente sufocada e agredida fisicamente.
“Me batiam muito. Muitas vezes me sufocou no sofá, apertou minha garganta.”
Liberdade e Esperança
Questionada sobre seus sentimentos ao ser libertada, Ângela expressou um profundo alívio:
“Quando me disseram ‘agora você está livre, ninguém vai fazer mais nada com você’, foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, porque eu sabia que, a partir daquele momento, minha vida iria mudar.”
Denúncia e Ação Judicial
A situação de Ângela foi denunciada por vizinhos ao Ministério do Trabalho, resultando em sua libertação. A Justiça determinou que Ângela receba os salários não pagos e uma indenização pelas condições degradantes e violência sofridas. Os antigos patrões morreram, e os advogados da família aguardam um novo julgamento.
Outro Caso de Exploração: Fátima Aparecida Ribeiro
Outro exemplo chocante de exploração é o caso de Fátima Aparecida Ribeiro, de 54 anos, resgatada em Belo Horizonte. Orfã desde a adolescência, ela foi prometida uma oportunidade de estudo, mas acabou como empregada doméstica sem salário. Fátima sofreu queimaduras graves quando sua patroa jogou água fervente em suas pernas.
“Ela pegou uma bacia de água e jogou nas minhas duas pernas. A água estava fervendo, até borbulhando.”
Denúncia e Fraude
Fátima também foi denunciada por vizinhos. Além de não pagar salários, a família que a escravizou fraudou o INSS, recebendo um salário-mínimo em nome dela. A Justiça determinou o pagamento dos salários devidos e uma indenização.
A Realidade das Trabalhadoras Domésticas
Paulo Gonçalves Velozo enfatiza que muitas famílias utilizam o pretexto de tratar suas empregadas como membros da família para negar direitos trabalhistas básicos, mas na prática, essas trabalhadoras vivem em condições precárias.
“Há um discurso por parte da família empregadora, de que essas mulheres são como se fossem da família e, com o pretexto desse discurso, sonega dessas trabalhadoras direitos trabalhistas básicos.”
A luta dessas mulheres por justiça continua, e suas histórias são um lembrete doloroso da necessidade de vigilância e ação para erradicar práticas de exploração e violência.
RECEBA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS DE MINAS PELO WHATSAPP
Entre em nossos grupos de notícias.
PORTAL DE MINAS: 🔊 https://chat.whatsapp.com/LovaNV3K0Sb6DwmZPblEhf
Belo Horizonte
Irregularidades na PM: entenda acusações que motivaram convocação do comandante-geral pela ALMG
publicado
5 meses agoem
Julho 18, 2024Por
Portal de MinasComandante-geral da Polícia Militar, o coronel Rodrigo Piassi foi convocado para comparecer nesta quarta-feira (17) à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para prestar esclarecimentos sobre uma denúncia contra a corporação. Conforme queixas dos deputados Sargento Rodrigues e Caporezzo (ambos do PL), militares estariam sendo alvos de assédio moral e abuso de autoridade, além de procedimentos que estariam caracterizando enriquecimento ilícito do Estado.
Comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Rodrigo Piassi foi convocado para comparecer nesta quarta-feira (17) à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para prestar esclarecimentos sobre uma denúncia contra a corporação. Conforme queixas dos deputados Sargento Rodrigues e Caporezzo (ambos do PL), militares estariam sendo alvos de assédio moral e abuso de autoridade, além de procedimentos que estariam caracterizando enriquecimento ilícito do Estado.
As acusações recebidas pelos parlamentares teriam sido feitas por policiais militares do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, do Comando de Policiamento Especializado, do 13º Batalhão da Polícia Militar e da 6ª e da 13ª Região da Polícia Militar. Todas elas teriam relação com memorandos do Programa de Incentivo à Produtividade (PIP), definido por Piassi como um meio legal de estimular o trabalho dos militares.
Os policiais estariam sendo incentivados a bater metas, como a aplicação de um determinado número de multas, para alcançar de elogios a premiação de dispensa de serviço, incluindo também a escolha de férias anuais, o que estaria aumentando artificialmente o número de multas aplicadas pelos militares. Segundo os deputados, a ação pode constituir grave assédio moral aos profissionais, além de prejudicar os cidadãos multados.
Ainda segundo relato dos deputados, os policiais também estariam sendo alvos de ameaça de transferências e avaliações negativas nas classificações anuais de desempenho. Casos de assédio sexual também estariam entre as queixas feitas por membros da corporação.
Outro problema apontado pelos parlamentares seria a obrigação de os militares enviarem dados de produtividade através dos aparelhos celulares pessoais, num prazo de 24 horas. A ação caracterizaria enriquecimento ilícito do poder público.
Eles ainda seriam obrigados a ficarem em grupos de WhatsApp relacionados ao trabalho, também sendo forçados por superiores a baixar aplicativos de trabalho nos telefones pessoais. As ordens foram definidas por Rodrigues como assédio moral e abuso de autoridade, sendo um dos alvos das denúncias o capitão PM Paulo César Pereira Chagas, comandante da 7ª Companhia Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
Fonte: O Tempo
Belo Horizonte
Passageira Detida com Cocaína em BH
publicado
5 meses agoem
Julho 15, 2024Por
Portal de MinasOperação conjunta da PF e RFB resulta em prisão de mulher com 4,2 kg de droga
No último domingo, 14 de julho, a Polícia Federal, em colaboração com a Receita Federal, prendeu uma passageira no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. A mulher, que chegou de Florianópolis/SC e estava prestes a embarcar para Portugal, com conexão para Valência, foi flagrada com aproximadamente 4,2 kg de cocaína.
A substância ilícita foi descoberta durante uma inspeção de rotina na estrutura da mala da passageira. A droga estava habilmente escondida, mas não escapou aos agentes da Receita Federal, que imediatamente acionaram a Polícia Federal para a abordagem.
A suspeita foi presa em flagrante e conduzida à Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte. Segundo a legislação brasileira, ela poderá enfrentar acusações de tráfico internacional de drogas, um crime grave que pode resultar em penas de até 25 anos de prisão.
Esse tipo de apreensão não é incomum em aeroportos internacionais. De acordo com dados da Polícia Federal, em 2023, houve um aumento de 15% nas apreensões de drogas em aeroportos brasileiros, com a cocaína representando 70% das substâncias interceptadas. A colaboração entre a Polícia Federal e a Receita Federal tem sido crucial para essas operações.
As autoridades reforçaram a importância de inspeções rigorosas e de cooperações internacionais para combater o tráfico de drogas. O Aeroporto Internacional de Confins tem intensificado suas medidas de segurança, especialmente em voos internacionais, para evitar que drogas sejam transportadas para fora do país.
A operação conjunta da Polícia Federal e Receita Federal em Belo Horizonte é um exemplo da eficácia da fiscalização aeroportuária e da importância de operações conjuntas no combate ao tráfico internacional de drogas. A apreensão de 4,2 kg de cocaína destaca a vigilância contínua e os esforços para garantir a segurança nacional.
Belo Horizonte
Inquérito Descarta Erro Médico em Morte de Thaynara Alves
publicado
6 meses agoem
Julho 8, 2024Por
Portal de MinasA Polícia Civil concluiu nesta segunda-feira (8) a investigação sobre a morte de Thaynara Braz Alvez, de 28 anos, ocorrida após a realização de mamoplastia e abdominoplastia em Belo Horizonte. De acordo com as autoridades, não houve imperícia, imprudência ou negligência por parte da equipe médica responsável pelos procedimentos estéticos.
Conclusão da Investigação
A investigação apontou que Thaynara, que faleceu em 29 de maio, um dia após as cirurgias plásticas, não foi vítima de erro médico. A Polícia Civil solicitou o arquivamento do caso, constatando a devida capacitação do médico e a ausência de indícios de falhas nos procedimentos cirúrgicos realizados.
Contexto e Relembre o Caso
No dia 29 de maio, Thaynara começou a se sentir mal e queixou-se de dores pelo corpo. Enfermeiros realizaram manobras de reanimação e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atestou o óbito. Thaynara deixou três filhas e seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) no bairro Gameleira, em Belo Horizonte.
Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, Thaynara passou mal em um hospital no bairro Jardim Atlântico, na Região da Pampulha, um dia após as cirurgias. A clínica onde os procedimentos foram realizados possui alvará sanitário vigente e, na última vistoria da Vigilância Sanitária, em 15 de maio de 2024, não foram encontradas irregularidades.
Pronunciamento do Hospital
Em nota, o hospital HD Bellagio afirmou que todos os exames pré-operatórios foram devidamente realizados e que as cirurgias ocorreram sem complicações, seguindo todos os protocolos médicos. A unidade ressaltou que a perícia é necessária para confirmar a causa da morte, especialmente considerando informações de saúde omitidas pela paciente e posteriormente confirmadas por um parente.
“A perícia será necessária para confirmação da causa mortis, especialmente considerando informações prestadas pela própria paciente após a realização da cirurgia e confirmadas por sua parente indicada como contato, informações essas anteriormente omitidas […]. Tanto o médico responsável pela cirurgia quanto o hospital permanecerão cooperando plenamente com as autoridades competentes para esclarecer todas as circunstâncias”, destacou o hospital.
Dados Estatísticos e Relevância
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Brasil é um dos países com o maior número de cirurgias plásticas realizadas anualmente. Em 2023, foram registrados mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos, destacando a importância de protocolos rigorosos e supervisão constante para garantir a segurança dos pacientes.
O Portal de Minas continuará acompanhando este caso e outros relacionados à saúde e segurança em procedimentos estéticos, trazendo informações detalhadas e atualizações para nossos leitores.
Belo Horizonte
Já é Carnaval! Agenda de BH tem Ana Castela e Banda Mole
publicado
11 meses agoem
Janeiro 31, 2024Por
Portal de MinasEnfim, é Carnaval em Belo Horizonte. A data tradicional da folia ainda não chegou, é verdade, mas a programação carnavalesca da capital segue a todo vapor, conforme o calendário oficial da PBH. Nesta semana, o BHAZ preparou uma lista de eventos imperdíveis para você. Tem axé misturado com todos os estilos musicais, afinal, é ou não é a festa de todos? Se liga na agenda!
Agenda do fim de semana em BH
Baixo Mezanino apresenta Sagrada Profana
A Autêntica abre os trabalhos de fevereiro em ritmo de folia, como deve ser. Já nesta quinta-feira (1º), a casa recebe a fanfarra feminina Sagrada Profana pelo projeto Baixo Mezanino, que abre espaço para artistas da cena da cidade. A apresentação está marcada para as 20h e os ingressos já estão disponíveis pelo site oficial.
Baixo Mezanino apresenta Sagrada Profana
Local: Autêntica | rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia
Data: 1/2/2024
Horário: 20h
Ingressos: a partir de R$ 20, pelo site
Festa de Iemanjá
Festa de Iemanjá
Local: Aquilombar – Cultura e Diversidade
Data: 2/2
Horário: a partir de 18h
Ingressos: R$17,50, ou cortesia disponível no Sympla
Bloquinho da Ana Castela
O Carnaval 2024 de BH promete ser um dos maiores da história da capital mineira, a começar pelo pré-Carnaval, que contará com participação de um fenômeno da música nacional. A sertaneja Ana Castela traz um projeto inédito para a cidade, o “Bloquinho da Ana Castela”, neste domingo (4).
A apresentação será realizada no Mirante Olhos D’Agua, a partir das 15h de domingo. Além de Ana Castela, conhecida por sucessos como “Pipoco” e “Boiadeira”, o evento conta com três outros artistas: o sertanejo Thiago Carvalho, a banda Baianeiros e o Baile do Maguá.
Os ingressos para o “Bloquinho da Ana Castela” já estão disponíveis e foram divididos entre frontstage, opção mais próxima do palco, e camarote, com uma experiência exclusiva que inclui vista privilegiada. As entradas custam a partir de R$ 130.
Bloquinho da Ana Castela
Local: Mirante Beagá
Data: 4/2
Horário: das 15h às 22h
Ingressos: a partir de R$ 130, pelo Sympla
Pré Carnaval do Mineirinho em Contagem
Em Contagem também já é Carnaval, e o Shopping do Avião, na avenida Babita Camargos, será palco de um super encontro neste fim de semana. Entre sábado (3) e domingo (4), das 12h às 23h, o Pré Carnaval do Mineirinho receberá os blocos Funk You, Batuque Coletivo e Baianas Ozadas. Também estarão presentes DJs, atrações infantis e até uma cantora importada de Salvador! Ficou curioso? Então se liga no Sympla, porque as cortesias já estão acabando.
Pré Carnaval do Mineirinho em Contagem
Local: Shopping do Avião
Data: 3 e 4/2
Horário: das 12h às 23h
Entrada franca mediante retirada de ingresso no Sympla
Banda Mole
A tradicional Banda Mole, pioneira nos “esquentas” do Carnaval de Belo Horizonte, anunciou, na última segunda-feira (29), a programação completa do seu 49º cortejo. O encontro, marcado para este sábado (3), das 13h às 22h, na avenida Afonso Pena, contará com dois trios elétricos, bloco convidado e famosos.
Desfile da Banda Mole
Local: avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e Guajajaras
Data: 3/2
Horário: a partir das 13h
Entrada franca
Krishna na Fulô
Dois dos mais tradicionais blocos de BH se unem na Festa Krishna na Fulô deste sábado (3). Pelo nome, não fica difícil acertar quais são, né? Pena de Pavão de Krishna e Pisa na Fulô se encontram pra celebrar o pré-Carnaval no Armazém do Campo, a partir das 19h. O primeiro lote já foi. Agora, restam ingressos do segundo lote, disponíveis por R$ 20, no Sympla.
Festa Krishna na Fulô
Local: Armazém do Campo | avenida Augusto de Lima, 2136 – Barro Preto
Data: 3/2
Horário: a partir das 19h
Ingressos: R$ 20 pelo segundo lote, no Sympla
Carnaval de Origem
Charangas, rodas de samba, axé dos anos 1990, blocos e marchinhas. Sentiu o gosto? É o Carnaval de Origem do Mercado de Origem Olhos D’Água em BH, que ocorre ao longo de oito dias. E o melhor de tudo: a entrada é gratuita com retirada de ingressos via Sympla.
A folia no Mercado de Origem, que começou em 26 de janeiro, já com o pré-Carnaval, vai até 13 de fevereiro. Ou seja, ainda tem muito festa para aproveitar em BH. Neste fim de semana, entre sexta-feira (2) e domingo (4), pintam no rolê DJs, blocos e charangas. Imperdível, né?
Confira a programação completa do Carnaval de Origem neste link.
Carnaval de Origem
Local: Mercado de Origem Olhos D’Água
Datas: entre 26/1 e 13/2
Entrada gratuita
Grito de Carnaval
A Autêntica mandou avisar: o Carnaval dos forrozeiros tem data e lugar. Neste domingo (4), a casa de shows do Santa Efigênia recebe o Trio Gandaiêra, DJ Fernando e DJ RIC, a partir das 19h. Quem disse que axé e forró não combinam, não é mesmo? Se liga no site da Autêntica, porque tem promoção de ingresso antecipado por R$ 23.
Forró da Autêntica – Carnaval
Local: Autêntica | rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia
Data: 4/2
Horário: a partir das 19h
Ingressos: a partir de R$ 23
Samba da Moça
Os tradicionais Samba do Açude e Samba da Meia Noite se unem à DJ Kingdom neste domingo (4) no Samba da Moça, que toma o espaço Aquilombar, na Lagoinha, a partir das 15h. Tradição não vai faltar no encontro; música boa, muito menos. Os ingressos já estão disponíveis no Sympla, além de cortesias limitadíssimas. Garanta a sua neste link.
Samba da Moça
Local: Aquilombar – Cultura e Diversidade
Data: 4/2
Horário: a partir das 15h
Ingressos: R$17,50, ou cortesia disponível no Sympla
49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Com o objetivo de estimular o consumo do teatro e da dança em Belo Horizonte, a 49ª Campanha de Popularização Teatro e Dança iniciou as exibições no último dia 4. A programação de espetáculos em BH fica disponível até 4 de fevereiro.
A lista inclui 116 apresentações de teatro adulto, teatro infantil, dança e comédia stand-up, abraçando a diversidade e oferecendo um leque de opções para todos os gostos e idades. Este ano, os ingressos estão à venda nos postos Sinparc em Belo Horizonte e também no site da organização por R$ 25.
O BHAZ preparou uma seleção de peças que serão exibidas neste fim de semana para você. Confira:
Flow: A Dança do Mundo
Flow é a história de 2 atores que tentam escrever uma peça de teatro há anos, provocando tudo que é previsível e questionando nossa busca incessante por sentido e respostas. Inspirado nas imagens arquetípicas do tarô, a peça retrata um universo onde cada um de nós é, de fato, um mundo inteiro.
A peça será exibida nesta semana de quinta-feira (1º) a sábado (3), sempre às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec. Os ingressos estão disponíveis no Eventim, neste link.
Flow: A Dança do Mundo
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec
Data: 3/2
Horário: 20h
Desesperados
Desesperados é uma comédia que aborda temas socialmente importantes: ansiedade, depressão e solidão. De tão problemáticos que são, as situações vividas por cada uma das personagens acabam se tornando uma hilária peça que promete arrancar boas gargalhadas da plateia.
A obra, que já passou pelo Teatro Nossa Senhora das Dores, pelo Sesc Palladium e pelo Teatro Marília nesta edição da Campanha de Popularização, chega ao Centro Cultural Unimed-BH Minas nesta sexta-feira (2), com exibição às 20h.
Carnaval BH 2024
Há pouco mais de uma semana do período oficial do Carnaval de BH, a pré-folia na capital mineira está pegando fogo (no sentido metafórico, é claro). A partir desta quarta-feira (31), Belo Horizonte terá vários ensaios, eventos fechados e muitos desfiles no fim de semana.
Confira abaixo a agenda completa:
1° de fevereiro (quinta-feira)
- Ensaio geral do Bloco Fruto Proibido, às 19h, no Alma Brasileira: rua Vicente Risola, 625 – Santa Inês;
3 de fevereiro (sábado)
Desfiles
- Desfile do bloco Fruto Proibido, às 8h: rua Conselheiro Rocha, 1408 – Vila Dias;
- Desfile do bloco Mamá na Vaca, às 9h: Praça Cairo, 90 – Santo Antônio;
- Desfile do bloco Andacunfé, às 9h: rua Pirite, 95 – Santa Tereza;
- Desfile do bloco Clandestinas, às 9h: rua Aarão Reis, 510 – Centro;
- Desfile do bloco Atenção Creuzebeck, às 12h30: rua Monsenhor Domingos Pinheiro, 122 – Calafate;
- Desfile do Bloco Quem é Essa Aí, Papai? às 13h: avenida Brasil, 1145 – Funcionários;
- Desfile do Bloco Us Beethoven, às 14h na Praça da Liberdade (em frente ao CCBB);
- Desfile do Bloco do Saraiva, às 14h, na Praça Rosinha Sigaud – Caiçara;
- Desfile do Bloco Emoriô, às 14h: avenida Augusto de Lima, entre as ruas Araguari e Ouro Preto, no Barro Preto.
Eventos
- Então, Brilha!, Bloco Tropicalize e DJ Litte Sil, às 16h, no Quintal da Jabu: rua Itamaracá, 296 – Concórdia (ingressos a R$ 25 neste link);
4 de fevereiro (domingo)
Desfiles
- As Charangueiras, às 9h: rua Paraíba, 1360 – Savassi;
- Bloco Besourinhos, às 9h30: rua Dona Maria Ignez, 30 – Floresta;
- O Bloco das Mimosas Borboletas, às 10h: rua Bambuí, 1204 – Anchieta;
- Bloco Asa de Banana, às 10h: avenida Brasil, 1126 – Funcionários;
- Bloco Almas Empenadas, ao meio–dia: Praça da Paz, 17 – Planalto;
- Enche Meu Copo, às 13h: rua Cravinas, 810 – Esplanada;
- Velha Guarda do Samba de BH, às 13h: avenida Santos Dumont, 174 – Centro
- Qui Samba é Esse?, às 13h30: avenida Clara Nunes, 92 – Renascença;
- Bloco dos Hermanos, às 14h: rua Sapucaí, 499 – Floresta.
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.
SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!
O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.
Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!
Belo Horizonte
Bebê de 6 meses é sequestrado por traficantes na Grande BH
publicado
11 meses agoem
Janeiro 31, 2024Por
Portal de MinasUm bebê de 6 meses foi sequestrado no início da noite dessa terça-feira (30) no bairro Granja São João, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Aos policiais, a mãe da criança, uma jovem de 23 anos, disse que estava sendo perseguida por um traficante da região após perder uma carga de drogas avaliada em R$ 500.
A vítima disse que passou a ser ameaçada por ele para pagar o valor das drogas. Segundo ela, o filho foi sequestrado como forma de puni-la.
Policiais militares e civis se deslocaram ao endereço indicado pela mãe e, por lá, encontraram duas mulheres próximas do traficante. Uma delas, de 33 anos, negou que a criança estivesse no local, mas autorizou que os agentes entrassem no endereço.
O bebê foi encontrado chorando muito, com fome e com a fralda suja. Ele e a mãe foram encaminhados a um albergue de Betim. Já as duas mulheres foram presas em flagrante. O BHAZ procurou a Polícia Civil para saber se o mandante do crime foi preso e aguarda o retorno.
Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!
O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.
Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!
Belo Horizonte
Prazo para retirar cestas básicas em BH termina amanhã
publicado
11 meses agoem
Janeiro 31, 2024Por
Portal de MinasTermina nesta quarta-feira (31) o prazo para que famílias de estudantes da rede municipal de educação retirem cestas básicas oferecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte durante o recesso escolar. O Cesta nas Férias foi adotado para reduzir a insegurança alimentar dos estudantes e garantir alimentação adequada nas férias.
Podem retirar as cestas básicas famílias de estudantes classificadas em situação de pobreza ou extrema pobreza. Segundo a Prefeitura de BH, cerca de 5,2 mil famílias de alunos ainda não retiraram as cestas. Outras 37 mil famílias já acessaram o benefício.
Como retirar as cestas básicas?
Os interessados em retirar as cestas básicas da Prefeitura de BH devem acessar este site, informar o CPF e o primeiro nome do responsável pela matrícula do aluno para retirar um voucher. As cestas serão entregues duas vezes ao ano, em dezembro/janeiro, e em julho. O investimento é de R$ 30 milhões até janeiro de 2025.
Produtos das cestas básicas
Todas as cestas vão conter açúcar cristal, arroz branco, café em pó, extrato de tomate, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão carioca e feijão preto, fubá, leite em pó, macarrão, óleo de soja, sal refinado e sardinha.
De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.
SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!
O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.
Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!
Belo Horizonte
Recadastramento para o benefício termina amanhã
publicado
11 meses agoem
Janeiro 31, 2024Por
Portal de MinasEstudantes da capital mineira, beneficiários do Passe Livre BH, devem realizar o recadastramento até amanhã (31) para manter a gratuidade nos ônibus em 2024.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, cerca de dois mil estudantes ainda não realizaram o procedimento para renovação do passe livre. O estudante deve acessar o site do Passe Estudantil, confirmar as informações e enviar a documentação necessária.
O Passe Livre é concedido a estudantes que moram a uma distância igual ou superior a 1 km da escola e o recadastramento é obrigatório para recebimento do benefício.
Ainda de acordo com a Prefeitura de BH, os estudantes que encontrarem dificuldades na realização do recadastro podem procurar as equipes do Passe Livre no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), na rua dos Guaicurus, 50, Centro.
De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.
SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!
O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.
Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!
Polícia Civil de Minas Gerais prende dois suspeitos em operação contra falsificação de documentos
Acidente Entre Carro e Caminhão Estacionado é Registrado por Câmeras em Itapagipe – MG
Suspeito de Tráfico de Drogas é Preso em Flagrante pela Polícia Militar em Frutal
Empresário Ituramense É Preso em Flagrante Após Disparar Arma em Conflito Familiar
APREENSÃO DE QUASE UM MILHÃO DE REAIS EM MERCADORIAS EM ITURAMA
Idoso Resgatado Após Capotamento de Veículo Durante Chuva em Uberaba
Colisão Fatal entre Guincho e Rodotrem na BR-050 em Uberaba
Operação na MGC-497 em Iturama Apreende 570 Comprimidos de Anfetamina
Operação Abydos: Ministério Público do RJ Desencadeia Nova Fase Contra Crimes Tributários em Frutal
Ex-padre é Preso em MG Sob Acusação de Estupro de Vulnerável
Colisão entre Ambulância e Caminhão na BR-354 Deixa Cinco Mortos em Minas
Polícia Prende Suspeitos de Roubo de Máquinas Agrícolas no Triângulo Mineiro
Polícia e Receita Federal Desmantelam Quadrilha de Importação Irregular de Eletrônicos em Minas Gerais
Homem é Detido ao Tentar Roubar Seis Peças de Picanha e Caixa de Chocolate em Supermercado de Caratinga
Polícia Civil Prende Suspeitos de Roubo a Taxista e Apreende Objetos Relacionados ao Crime
Caminhonete roubada em Pouso Alegre é recuperada pela Polícia Militar em Alfenas
Acidente entre Carro e Carreta Deixa Motorista Ferido na BR-354 em Formiga
Motocicleta Furtada em Frutal é Recuperada pela PM na Pista de Motocross
Destaques
- Frutal1 ano ago
Tragédia em Frutal: Esposa mata marido a facadas
- Gerais12 meses ago
FAMÍLIA DESPARECIDA DE OLÍMPIA – Corpos de família desaparecida em olimpia foram encontrados. Entenda o caso.
- Notícias10 meses ago
Diagnóstico Cultural de Valadares tem contribuições de professores da Univale
- Iturama e Região11 meses ago
Acidente Fatal Tira a Vida de Três Membros de uma Família de Iturama – MG
- Iturama e Região6 meses ago
Policia Militar prende autor de feminicídio ocorrido em Iturama
- Iturama e Região6 meses ago
Tragédia em Iturama: Mulher Grávida de Gêmeos Assassinada
- Frutal11 meses ago
Duas Pessoas Morrem em Colisão no Rio Grande em Fronteira-MG
- Carneirinho1 ano ago
Apreensão de Drogas em Carneirinho/MG