Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Município do Vale do Rio Doce ostenta o título de cidade com maiores queijo e doce de leite do mundo. Selo ‘Entre Serras & Queijos’
Rafael Lourenço / EPTV
O queijo é um dos maiores símbolos de Minas Gerais. E a produção não é nada pequena. Para se ter uma ideia, dos 853 municípios do estado, mais de 500 produzem queijo, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, a Emater-MG.
Só de queijo artesanal, aquele feito com leite cru e características regionais, são mais de 20 milhões de toneladas produzidas por ano. Isso, nas queijarias cadastradas nas empresas públicas. Mas a estimativa é que a produção seja em torno de 35 milhões.
A EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, exibe aos sábados, durante o mês de outubro, o programa “Entre Serras e Queijos”, que mostra a história e as curiosidades da cultura queijeira.
Leia também:
Maior do mundo: Festa do Queijo em Ipanema, bate o próprio recorde
Ipanema, no Vale do Rio Doce, tem o maior queijo do mundo
Devanir Gino/EPTV
Mas um queijo em especial chama a atenção pelo tamanho entre as serras mineiras. É em Ipanema, no Vale do Rio Doce, que é produzido o maior queijo do mundo.
A cidade, com menos de 20 mil habitantes, já é famosa por esse recorde interessante.
“O mesmo processo que a gente faz com o pequeno, a gente faz todinho no grande, mas porém nós coagula lá 3,7 mil litros de leite, faz o processo todinho, de coagulação, fermento, cloreto, desce, põe sal, leva pra forma e o pequeno leva pra forma pequena e esse vai pra forma grande e dá a sequência até atingir os 25 mil litros, nós gastou 10 horas pra fazer esse processo”, explicou o queijeiro responsável, Márcio Rosa da Silva.
Ipanema, no Vale do Rio Doce, tem o maior queijo do mundo
Devanir Gino/EPTV
O queijo é feito seis dias antes da pesagem e fica armazenado em uma câmara fria só pra ele. Neste ano, foram usados 28 mil litros de leite para fabricar o queijão, que teve que ser colocado em um caminhão para ser levado para a praça principal de Ipanema.
Na hora do transporte do queijo, dezenas de moradores acompanham o momento da carreata. Neste ano, mais uma vez ele foi superado, passando de 2.453 kg (de 2022) para 2.727 neste ano.
Ipanema, no Vale do Rio Doce, tem o maior queijo do mundo
Devanir Gino/EPTV
“O peso bateu e agora vamos ver se o paladar, a população degustar esse queijo, mas eu tenho certeza que vai estar da melhor qualidade”, disse o dono do laticínio, Mateus Santos.
A cidade continua com os recordes de maiores queijo e doce de leite do mundo. A comemoração acontece na praça central e a hora mais esperada é a de distribuir essa “queijança” toda.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
A Cidade Histórica de “Ouro Preto”, no Estado de 🔺️Minas Gerais, recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. A cidade abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro. “Uma fotografia é um instante de vida capturado para a eternidade.” l🔺l
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkPolíticas de Privacidade
Rosely Marins
Outubro 17, 2023 at 11:05 pm
Nossa Senhora do Montserrat é tão linda que dá vontade de morar lá dentro! 🏰🙏
Débora do Nascimento
Outubro 17, 2023 at 11:44 pm
Essa igreja é linda, mas será que os sinos não incomodam a vizinhança? 🛎️🏠
Alfredo Raimundo
Outubro 19, 2023 at 3:39 am
Que igreja linda! Adoraria visitar e conhecer mais sobre sua história e arquitetura.
Judite dos Reis
Outubro 22, 2023 at 7:44 am
Cara, eu achei essa igreja muito bizarra. Parece uma mistura de estilos arquitetônicos sem sentido.